Brasil é destaque nas exportações de vinhos portugueses, que cresceram 19,3% no primeiro semestre de 2021

Brasil é destaque nas exportações de vinhos portugueses, que cresceram 19,3% no primeiro semestre de 2021

As exportações totais de vinhos portugueses registraram crescimento de 19,3% em valor no primeiro semestre de 2021 em relação ao mesmo período no ano passado. De acordo com dados da ViniPortugal, houve também aumento de 4,2% no preço médio. Se comparado com os primeiros seis meses de 2019, o crescimento foi de 9,2% de janeiro a junho deste ano.

O Brasil e os EUA são os principais destaques, com aumento próximo dos 10 milhões de euros em cada um deles. Para os dois países, as exportações cresceram 42,3% e 22,2%, respectivamente, e totalizaram cerca de 32 milhões de euros para o Brasil e 54,7 milhões de euros para os EUA.

A França continua a ser o país para onde Portugal mais exporta os seus vinhos, com crescimento de 14,5% (56,7 milhões de euros). Seguem-se os EUA, o Reino Unido (quase 33 milhões de euros e aumento de 12,8% em relação ao período homólogo de 2020), o Brasil e a Alemanha (28 milhões de euros e crescimento de 14,4%).

Com exceção de Angola, que apresentou uma queda de 12,2% face ao valor de 2020, todos os outros mercados registaram crescimento – e muitos deles de dois dígitos. É o caso, por exemplo, da Bélgica, com 23,7 milhões de euros e aumento de 10,4%; Países Baixos (23,5 milhões e +23,8%); Suécia (quase 16 milhões e +11,9%); Polônia (15,5 milhões e +36,6%); Espanha (8,7 milhões e +36,6%); China (7,6 milhões e +47,5%); Dinamarca (7,6 milhões e +32,8%); Rússia (5,6 milhões e +70,2%); Ucrânia (1,5 milhões de euros e +22,5%); e México (quase 600 mil euros e +66,3%).

Uma curiosidade: a Coreia do Sul mais que duplicou, em valor, as compras de vinhos portugueses, que praticamente chegaram a 3,5 milhões de euros (+139,9%). Comparando os valores relativos ao mercado interno e externo à União Europeia, constata-se que ambos apresentaram comportamentos semelhantes, sendo que nos países da UE houve crescimento de 19,0% e nos países terceiros o crescimento foi ligeiramente superior (+19,6%).

Frederico Falcão, presidente da ViniPortugal, considera que estes valores “consolidam a posição dos vinhos portugueses no mundo e abrem boas perspectivas para o ano de 2021, com potenciais margens de crescimento relevantes em vários países, que começam agora a descobrir os nossos produtos. A estratégia da Viniportugal mantém-se focada na diversificação de mercado sem perder de vista o aumento de quota nos países que já nos conhecem. Estes números são também relevantes para as exportações do setor agroalimentar português, reconhecido por sua excelência e qualidade”.

Sobre a ViniPortugal

A ViniPortugal Associação Interprofissional do Vinho tem como missão promover a imagem de Portugal enquanto produtor de vinhos por excelência, valorizando a marca “Vinhos de Portugal/Wines of Portugal”, contribuindo para um crescimento sustentado do volume e do preço médio dos vinhos portugueses. São associados-fundadores da ViniPortugal oito associações profissionais: ACIBEV, ANCEVE e AND (representação do comércio), CAP, FENADEGAS, FENAVI e FEVIPOR (em representação da produção) e ANDOVI (representação de regiões demarcadas).

 

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