DIA MUNDIAL DO LIVRO – Biblioteca Nacional registra aumento de 15% nos acessos a seu acervo em meio à quarentena do coronavírus

 

DIA MUNDIAL DO LIVRO

Biblioteca Nacional registra aumento de 15% nos acessos a seu acervo em meio à quarentena do coronavírus

Projeto BNDigital conta com 21 milhões de páginas digitalizadas com scanners da ScanSystem * Tecnologia garante integridade das obras e qualidade dos arquivos

 

No dia 23 de abril comemora-se o Dia Mundial do Livro, e em tempos de distanciamento social e isolamento, a celebração este ano será especialmente dedicada aos livros digitais. O uso da tecnologia na digitalização de livros garante e promove a democratização das possibilidades de estudos, pesquisas, aprendizado e conhecimento da população, principalmente em meio à pandemia do coronavírus.

A Biblioteca Nacional, considerada pela UNESCO uma das dez maiores bibliotecas nacionais do mundo e a maior da América Latina, utiliza scanners da ScanSystem, referência em soluções de digitalização, no projeto Biblioteca Nacional Digital (BNDigital), que disponibiliza, digitalmente, livros, dossiês, artigos e outros materiais.

O acervo online da BNDigital conta com 21 milhões de páginas digitalizadas e registrou, no mês de março, quase 8 milhões de visualizações, um aumento de 15% no volume de acessos desde que se iniciaram as medidas de isolamento social. “A tendência é de alta. Estamos percebendo um aumento sustentado e constante no volume de acessos”, pontua Joaquim Marçal Andrade, coordenador da BNDigital.

Ricardo Monteiro, diretor da ScanSystem, explica que um dos aspectos mais importantes a se observar na digitalização de livros é que o scanner garanta a integridade das obras. “No projeto BNDigital são usados scanners que além de digitalizar os livros sem forçar as suas lombadas, são reconhecidamente os modelos mais robustos do mercado, eliminam marcas de dedos, por exemplo, e permitem a inclusão de régua digital e logomarca para identificação da instituição. Além de preservar os livros e não os danificar no processo, temos que garantir a qualidade do arquivo que será acessado, conforme normas internacionais”, resume.

 

Biblioteca Nacional Digital: www.bndigital.bn.gov.br

ScanSystem: www.scansystem.com.br

 

                                                      CH2A Comunicação | @ch2acomunicação

Direção: Alessandra Casolato – alessandra.casolato@ch2a.com.br

Coordenação: Magaly Corgosinhocoordenadoria@ch2a.com.br

 Tel: +55 11 3253.7052 | WhatsApp: +55 11 9 7641.7472

Deixe um Comentário