
Curso de Vela para Cegos abre inscrições para novos ciclos e inicia preparação para o Mundial de 2026
Iniciativa já reúne oito velejadores cegos em desenvolvimento e prepara equipe brasileira para o Campeonato Mundial de Vela para Cegos, em Portugal
Será realizado no Yacht Club Paulista o curso de Vela para Cegos, iniciativa do projeto Sailing Sense, que está com inscrições abertas para os 3 e 4 da etapa de iniciação e desenvolvimento na modalidade. O ciclo 2 está em andamento, e oito velejadores cegos já participam do processo de formação, que alia aprendizado técnico, segurança e prática na água.
Interessados em participar dos próximos ciclos devem realizar a inscrição neste link, indicando a preferência de horário. O curso tem duração de seis semanas, com aulas realizadas às sextas-feiras. A estrutura disponibilizada pelo projeto inclui veleiros, equipamentos de segurança, materiais de instrução e uma equipe de professores preparada para acompanhar os participantes durante as atividades.
A iniciativa é liderada e encabeçada por Miguel Olio e Iris Poffo, com apoio técnico e institucional da Confederação Brasileira de Vela (CBVela).
Além da formação de novos velejadores, o projeto já tem um importante desafio internacional pela frente: o Sailing Sense foi convidado pela World Sailing para levar a equipe brasileira ao Campeonato Mundial de Vela para Cegos 2026, que será realizado em Portimão, Portugal, entre 1º e 10 de outubro.
A equipe brasileira que disputará o Mundial está fechada e treina desde julho. A delegação será formada por Miguel Olio, como proeiro e técnico da equipe; Iris Poffo, como tática e responsável técnica; Beatriz Santana, skipper; Agnaldo Borba, trimer da grande; e Peter Loyens, reserva da tripulação e responsável pelo suporte de terra.
O Yacht Club Paulista é a sede da Equipe Brasileira de Vela para Cegos, que conta com o patrocínio de Onebox e Vultus Cybersecurity, empresas que apoiam o desenvolvimento da vela inclusiva e a ampliação do acesso ao esporte, além da parceria com a Revela e a Jab, que irão fornecer os uniformes.
“O curso que está sendo realizado neste ano também tem um papel estratégico para o futuro da modalidade. Os participantes dos ciclos atuais fazem parte de uma proposta de detecção e desenvolvimento de novos talentos para 2027, ampliando a base de velejadores cegos e criando possibilidades de formação de equipes competitivas”, adianta Miguel Olio, fundador do Sailing Sense.
Para viabilizar a continuidade e a expansão do projeto, a organização busca patrocínios diretos e parceiros interessados em investir por meio da Lei de Incentivo ao Esporte, especialmente empresas tributadas pelo regime de Lucro Real. O objetivo é garantir recursos para a formação de novos atletas, manutenção da estrutura, treinamentos e participação em competições nacionais e internacionais.
SERVIÇO
Curso de Vela para Cegos – Sailing Sense | Ciclos 3 e 4
Duração: 6 semanas. Aulas às sextas.
Inscrições: Curso de Vela para Cegos
*No momento da inscrição, indicar a preferência do horário.
YCP – Yatch Club Paulista
Rua Itupú, 1077 – Chácara Vista Alegre, São Paulo
@sailingsense | Conheça o Sailing Sense
CH2A Comunicação | @ch2acomunicação

Direção: Alessandra Casolato – alessandra.casolato@ch2a.com.br
Coordenação: Magaly Corgosinho – coordenadoria@ch2a.com.br
Telefone * WhatsApp: +55 (11) 9 7641.7472
