Reabertos para o jantar: sommelière adapta cartas de vinhos e treinamentos de garçons

Reabertos para o jantar: sommelière adapta cartas de vinhos e treinamentos de garçons

Responsável pelas cartas de vinhos do Grupo Maní, além de restaurantes e bares de hoteis e resorts, a sommelière Gabriela Bigarelli destaca cuidados para equipes e clientes

 

A reabertura dos restaurantes em São Paulo, que a partir de hoje (6 de agosto) estão liberados para operarem também no jantar, traz, além de excelentes expectativas com o bom momento que vive o consumo de vinhos no Brasil, mudanças significativas nas consultorias da sommelière Gabriela Bigarelli.

Responsável pelas cartas de vinhos e treinamento de 20 restaurantes na capital, entre eles os renomados endereços da chef Helena RizzoManí, Manioca e Padocas -, o Condessa Restaurante e o Tuy Bar, Cocina, Bigarelli está otimista em relação à reabertura dos restaurantes, principalmente para o jantar, mas reforça que essa sensação também resulta dos cuidados redobrados que os estabelecimentos estão aplicando.

Além de seguirem as normas estabelecidas nos protocolos de reabertura, como ocupação de até 40% da capacidade da casa e funcionamento até as 22 horas, a sommelière está orientando os clientes para disponibilizarem as cartas de vinhos em QR Code, em quadros nas paredes e higienizarem as cartas impressas após cada cliente manuseá-la.

“Nesse momento, é muito importante não realizar atendimentos no balcão sem placas de acrílico protegendo clientes e equipe, e manter portas e janelas abertas, para que o ar circule e diminua a quantidade de pessoas tocando as maçanetas. Além de todos os cuidados, em todos os estabelecimentos em que atuo, a higienização das taças está recebendo atenção extra na higienização”, explica Bigarelli.

Reabertura dos hotéis

Gabriela Bigarelli também assina as cartas de 10 hotéis do Grupo GJP no Brasil e 4 unidades do Grupo Tauá, além de uma quinta, que será inaugurada em setembro. Ela acaba de assumir as cartas do Resort Atibaia (SP), Resort Caeté (MG), Grande Hotel de Araxá (MG) e Alegro Hotel (SP).

A dinâmica de trabalho também foi adaptada: os atendimentos e treinamentos presenciais foram substituídos por encontros online que incluem informações e medidas importantes de prevenção e combate à Covid-19.

Os restaurantes dos estabelecimentos seguem protocolos da WTTC (World Travel & Tourism Council): disponibilizar as cartas de vinhos por meios digitais, sempre que possível entregar bebidas e refeições no apartamento, garantir amplo espaçamento entre as mesas e respeitar o limite de ocupação, evitando aglomerações.

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