Exposição promove reflexão sobre capacitismo nas estações de metrô em SP

 

Exposição promove reflexão sobre capacitismo nas estações de metrô em SP 


Ação ‘Você me vê como eu me vejo?’ é organizada pelo Movimento Em Desconstrução * Artistas e famosos envolvidos no projeto estampam fotos da mostra


 

Figuras como a Pequena Lo (perfil da influenciadora Lorrane Silva), o ator Luciano Zafir, a jornalista Flávia Cintra, a atriz Juliana Caldas e a atleta e palestrante Laís Souza estarão nas estações do metrô de São Paulo a partir do dia 3 de dezembro, Dia Mundial da Pessoa com Deficiência, na exposição ‘Você me vê como eu me vejo?’.

A mostra circulará nas mídias internas do metrô, com o objetivo de ampliar a reflexão sobre o capacitismo, como é chamada a discriminação e o preconceito social contra pessoas com alguma deficiência.

O responsável pela iniciativa é o movimento Em Desconstrução, projeto antipreconceito criado por Marcos Guimarães, designer ativista e fundador do Instituto Envolver Mover Tranformar (IEMT), para dar visibilidade, promover discussões e propor ações concretas em torno de preconceitos estruturais.

Os cliques da exposição foram feitos pelos fotógrafos Márcia Charnizon, Juliana Caribé, Thi Santos, Nila Costa, Igor do Vale, Vinícius Bertoli, Isadora Newmann, Bruno Gilioli, Arthur Calasans, Thiago Ribeiro, Raquel Lira, Fernanda Chemale, Mario Miranda Filho, além dos artistas visuais Aldo Diaz, Átila Britto e o próprio Marcos Guimarães.

Além do capacitismo, o Em Desconstrução também promoverá, dentro do tema ‘Você me vê como eu me vejo?’, ações focadas no etarismo, discriminação etária que atinge especialmente as mulheres 40+ e a terceira idade, rotuladas como lentas, fracas, dependentes e senis; e a gordofobia, preconceito motivado pela aversão a pessoas gordas.

A iniciativa chamou a atenção da cantora Madonna, que já se engajou na campanha e fez um post sobre o movimento em seu perfil no Instagram.

Fábio Porchat, Padre Júlio Lancelotti, Fafá de Belém, Nany People, Tico Santacruz, Regina Volpato e Jonathan Azevedo são alguns dos nomes que já participaram de ações do Em Desconstrução, em campanhas contra o racismo, o machismo e a LGBTfobia.

Estão previstos uma temporada itinerante da exposição ‘Você me vê como eu me vejo?’, para o primeiro semestre de 2022 em São Paulo, Rio de Janeiro e outras capitais, e o lançamento de um livro com as fotografias da campanha. Para ambas as ações, o Em Desconstrução está em busca de patrocínio.


Para entrevistas, pautas, fotos e outras informações,
entre em contato com a equipe da CH2A:

Alessandra Battochio Casolato

alessandra.casolato@ch2a.combr | (11) 99239.0569

Magaly Corgosinho
coordenadoria@ch2a.com.br | (11) 97641.7472


                                                     

                                                      CH2A Comunicação | @ch2acomunicação

Direção: Alessandra Casolato – alessandra.casolato@ch2a.com.br

Coordenação: Magaly Corgosinhocoordenadoria@ch2a.com.br

Telefone * WhatsApp: +55 (11) 9 9239.0569 /9 7641.7472

Deixe um Comentário