Itália reforça protagonismo com grande degustação de vinhos em São Paulo

Itália reforça protagonismo com grande degustação de vinhos em São Paulo 


I Love Italian Wines, evento global já realizado em importantes mercados, como a China, desembarcou no Brasil pela primeira vez com grande sucesso


 Maior produtor mundial de vinhos – foram 44,5 milhões de hectolitros em 2021, 9,5 milhões a mais que a França, segunda no ranking com 35 milhões de hectolitros –, a Itália vem intensificando os investimentos no mercado brasileiro e parte da estratégia foi protagonizada pelo evento I Love Italian Wines, realizado em São Paulo no último dia 31 de maio.

O evento reuniu 33 importadoras e atraiu um público profissional qualificado de mais de 450 compradores do trade, além da presença de imprensa especializada, KOL e influenciadores, consolidando-se como uma importante ferramenta de promoção dos vinhos italianos no Brasil.

A Masterclass ‘Itália: Redescobertas e Clássicos’, conduzida pelo premiado sommelier Diego Arrebola, abriu a programação com a apresentação de 12 rótulos selecionados para formarem o painel. Em seguida, o salão do Walk-Around Tasting trouxe 265 rótulos produzidos por 164 vinícolas das diferentes regiões do país.

A iniciativa é parte de uma programação que ainda inclui ações a serem realizadas até o final do ano, entre as quais o festival Sabores da Itália, promovido em conjunto com as principais redes de supermercados e marketplaces do país, e a primeira participação na feira Wine South America, um dos principais encontros do setor vitivinícola realizado no Brasil.

O objetivo é ampliar a oferta de rótulos italianos no mercado brasileiro e reforçar a imagem da Itália como líder mundial no segmento, tanto em quantidade como também em variedade: são mais de 3 mil tipos de vinhos produzidos em todas as 20 regiões italianas, que também concentram o maior número de uvas autóctones do planeta (545 variedades viníferas e 182 de mesa).

Os brasileiros vêm apreciando cada vez mais os rótulos da Itália: entre os principais itens italianos adquiridos pelo Brasil em 2021 no segmento de alimentos e bebidas destacam-se os vinhos. De acordo com dados da Italian Trade Agency (ITA), o aumento registrado em relação a 2020 foi de 19,4% em valor, de USD 36,0 milhões para USD 43 milhões, e de 9,8% em volume, passando de 11,2 milhões de litros para 12,3 milhões de litros.

“Os vinhos italianos vão além dos icônicos Barolo, Brunello e Amarone e os brasileiros vão poder provar cada vez mais desse universo, que está em constante expansão”, resume Ferdinando Fiore, diretor do escritório da ITA em São Paulo.

O I Love Italian Wines foi realizado pela ITA em colaboração com as feiras Wine South America | Vinitaly e reuniu algumas das principais importadoras do Brasil para apresentarem seu portfólio de vinhos italianos: Barrinhas, Berkmann Brasil, Bruck, Brutt & Boni, Cantu, Casa Flora, Casa Rio Verde, D.O.C. Vineria, Decanter, Domno Wines, EnoEventos, Evino, Grand Cru, Inovini, ItaliaMais, Italy Import, Ivini, La Pastina, Monvin, Polaris, Prem1um Wines, Ravin, RealWines, San Marzano, Sicilianess, TDP Wines, Terravinis, Via Vini, Wine Lovers, Winebrands, Wines4U, World Wine e Zahil.

ITALIAN TRADE AGENCY

Agência do governo italiano com a missão de promover o intercâmbio comercial e tecnológico entre a Itália e os demais países, sobretudo no que tange às empresas de pequeno e médio porte, trabalho que realiza ininterruptamente há quase um século. Com uma rede de 78 escritórios espalhados pelo mundo, garante apoio abrangente às empresas italianas que desejam atuar no exterior, por meio do fornecimento de informações econômicas, legais, fiscais e mercadológicas, bem como identificando parceiros e oportunidades de negócios e realizando um acurado plano de ações promocionais, que incluem os Pavilhões Oficiais Italianos em exposições. @ita.brasil (Instagram) / @ICEBrasil (Facebook) / @icesanpaolo (Twitter).

Fotos: Nadia Jung.

#iloveitalianwines2022

@iloveitalianwinesbr | www.italianwines.com.br

 

                                                      CH2A Comunicação | @ch2acomunicação

Direção: Alessandra Casolato – alessandra.casolato@ch2a.com.br

Coordenação: Magaly Corgosinhocoordenadoria@ch2a.com.br

Telefone * WhatsApp: +55 (11) 9 9239.0569 /9 7641.7472

 

Deixe um Comentário