TURISMO | Alentejo une sofisticação e tradição em roteiros turísticos exclusivos

 

 

 

 

TURISMO

Alentejo une sofisticação e tradição em roteiros turísticos exclusivos


Rota dos Vinhos do Alentejo oferece informações e atividades para os turistas brasileiros interessados pelo enoturismo do local


 

A Rota dos Vinhos do Alentejo, um espaço único de enoturismo em Portugal, está de portas abertas aos turistas brasileiros que desembarcam na charmosa e histórica Évora. O espaço retomou 100% suas atividades e já registra aumento de visitantes do Brasil nesta importante retomada do setor no pós-pandemia.

História, cultura e inovação se mesclam nos roteiros das vinícolas alentejanas, expressando a união do rústico e da sofisticação que tão bem representa a essência do local. A alta gastronomia alentejana, degustações, almoços e jantares ao ar livre, as novas práticas sustentáveis e as novas tecnologias estão em contraponto com a preservação e o resgate histórico dos vinhos em ânfora, casa de talhas e visita à icônica Capela dos Ossos. Em algumas das vinícolas, é possível se hospedar.

“Os visitantes que passam pela Rota dos Vinhos do Alentejo iniciam seus roteiros já familiarizados com nossos vinhos, nossa história e as particularidades da região. O espaço é pensado para proporcionar uma síntese do que de mais especial o Alentejo oferece, e reunir informações sobre a programação dos principais produtores alentejanos, facilitando a experiência do turista”, explica Francisco Mateus, presidente da Comissão Vitivinícola Regional Alentejana (CVRA).

Além de ter acesso a informações e à programação das 73 vinícolas associadas à CVRA, no espaço é possível degustar 4 vinhos do Alentejo pelo valor de 5€ por pessoa (cerca de R$ 25,36), com duração de aproximadamente 50 minutos.

História: vinhos de ânfora, casa de talhas

Um dos destaques da Rota Vinhos do Alentejo são as viagens à história! Uma delas é acontece na Adega Cartuxa, que promove degustações de vinhos de ânfora: na vinícola existem exemplares devidamente conservados das ânforas argelinas para a fermentação de vinhos tintos.

Na Adega Cooperativa Vidigueira, Cuba e Alvito, é possível conhecer a Casa das Talhas, espaço que cultua os milenares costumes e técnicas do autêntico Vinho de Talha. A vinícola é a guardiã dos ancestrais rituais do Alentejo e de um modo de vida de outros tempos.

A Herdade do Mouchão, considerada uma das vinícolas mais emblemáticas de Portugal, continua em posse da mesma família há mais de 150 anos. Ali, podem ser degustados vinhos elaborados com uvas tintas vindimadas manualmente, pisadas a pé e prensadas nas 4 prensas manuais centenárias.

Em Évora um dos destaques históricos e a Capela dos Ossos, um dos mais conhecidos monumentos portugueses. Situada na Igreja de São Francisco, foi construída no século XVII por iniciativa de três monges franciscanos e transmite a mensagem da transitoriedade da vida, estampada no aviso existente na entrada: “Nós ossos que aqui estamos pelos vossos esperamos”.

Sustentabilidade

Os turistas que buscam vinhos e experiências marcadas pela sustentabilidade, vão conhecer a vocação do Alentejo para a prática. A região conta com o Programa de Sustentabilidade Vinhos do Alentejoúnico em Portugal –, com vinícolas associadas comprometidas com uma atuação sustentável.

A Herdade do Grous possui um programa especial para degustação de rótulos de produção sustentável. A marca foi a primeira a alcançar os objetivos propostos pelo PSVA e seus vinhos são elaborados por Luís Duarte, eleito três vezes “Enólogo do Ano” em Portugal.

Na Herdade de Coelheiros o turista se encantará com o quadro clássico da paisagem alentejana existente no local, que preserva as culturas tradicionais da região e o equilíbrio do ecossistema. Dos seus 800 hectares, 40 são dedicados a um pomar de nogueiras e a uma vasta área de montado onde pastam livremente ovelhas, veados e gamos.

A riqueza de sua biodiversidade inclui, ainda, uma parte de olival, barragem e outros animais como patos, lebres e coelhos. Seus vinhos são elaborados com mínima intervenção humana, garantindo a expressão mais natural do potencial das castas e refletindo o perfil distinto do terroir.

Para saber mais sobre as vinícolas que integram o programa acesse o site http://sustentabilidade.vinhosdoalentejo.pt.

 

Gastronomia autêntica

 Na Herdade do Rocim, que integra a Rota Vinhos do Alentejo, do café da manhã ao almoço regional no wine bar da adega, passando pela possibilidade de experimentar a divertida pisa das uvas, cabe a cada um escolher o seu programa preferido para mergulhar nos sabores alentejanos.

Na Quinta do Quetzal as provas de vinhos são acompanhadas por petiscos alentejanos, depois de uma imperdível visita à adega. A degustação de vinhos na Casa Santa Vitória também é acompanhada por petiscos regionais.


Todos os valores e informações detalhadas sobre os roteiros enoturístico dos Vinhos do Alentejo estão em www.vinhosdoalentejo.pt.


www.vinhosdoalentejo.pt | @vinhosdoalentejo

 

                                                     CH2A Comunicação | @ch2acomunicação

Direção: Alessandra Casolato – alessandra.casolato@ch2a.com.br

Coordenação: Magaly Corgosinhocoordenadoria@ch2a.com.br

Telefone * WhatsApp: +55 (11) 9 9239.0569 /9 7641.7472

Deixe um Comentário