Importadora Decanter celebra 25 anos e anuncia planos para o futuro

 

 

Importadora Decanter celebra 25 anos e anuncia planos para o futuro


 Grupo foi fundado pelo catarinense Adolar Hermann em 1997 * Importadora é reconhecida por seu pioneirismo e por sua contribuição na expansão da cultura do vinho no Brasil


 Aos 60 anos, após se aposentar como diretor de uma empresa têxtil, o catarinense Adolar Hermann decidiu transformar seu hobby em negócio e fundou aquela que se tornaria uma das mais bem-sucedidas importadoras do Brasil. Nascia, em Blumenau (SC), em 1997, a Importadora Decanter, que celebra 25 anos em 2022 de olho no futuro e anunciando seus próximos passos.

Considerada uma das responsáveis pela construção, fortalecimento e expansão da cultura do vinho no Brasil, a empresa é reconhecida por sua trajetória sólida, marcante e visionária. Após sua criação, rapidamente se destacou por sua oferta única e por se antecipar às tendências apresentando novos produtores, novas propostas de vinhos, de consumo, de venda e de comunicação em torno da bebida.

A Decanter foi pioneira na importação dos melhores produtores de brancos e tintos da Alemanha, dos ‘orange wines’ e de biodinâmicos de diversos países. Um portfólio formado por verdadeiras preciosidades, garimpado pessoalmente por Adolar Hermann e o filho Edson Hermann.

“Desde o início nosso propósito é surpreender os consumidores e o mercado com uma carta de vinhos cuidadosamente lapidada, que oferece a melhor relação preço-prazer”, define Adolar Hermann.

A dinâmica empresa segue mirando no futuro e adianta que a celebração dos 25 anos marca o início de uma nova trajetória. “Estamos desenvolvendo novas estratégias, um novo posicionamento e um plano de expansão agressivo no formato de lojas licenciadas, já nos preparando para seguirmos atuando fortemente nos nossos próximos 25 anos”, resume Heloisa Hermann Dallacorte, diretora de marketing da importadora.

O novo posicionamento se refere ao conceito de joalheria, que passará a protagonizar as campanhas e a comunicação da Decanter, cada vez mais comprometida em apresentar ao consumidor e ao mercado pérolas da produção mundial.

Um time de agências especializadas é responsável pelos novos passos da marca. A Key Jump, comandada por Arthur Bender, assina a consultoria estratégica do recente posicionamento da Decanter, cuja execução ficou por conta da Blue Mind. A campanha de marketing dos 25 anos do grupo será conduzida pela Repense e a assessoria de imprensa e PR é coordenada pela CH2A Comunicação, que mantém o relacionamento estreito da Decanter com a imprensa, KOLs e influenciadores de todo o país.

Um portfólio precioso

Comprometida em atender clientes e consumidores cada vez mais exigentes e curiosos, o portfólio da Decanter mantêm-se em constante evolução. Hoje, conta com cerca de 100 produtores de 13 países e mais de 50 regiões.

Entre eles estão nomes consagrados como a Luigi Bosca, atualmente uma das grandes referências do vinho argentino. A marca foi o primeiro produtor importado pela Decanter, em uma trajetória bem-sucedida que se confunde com a história da importadora.

“Naquela época, o vinho argentino de qualidade ainda não era reconhecido no Brasil e nossa aposta foi corajosa”, aponta Edson Hermann, que, juntamente com Adolar Hermann e Tiago Locatelli (eleito Melhor Sommelier do Brasil em 2019 pela ABS-SP), encabeça a equipe técnica responsável pela criteriosa seleção dos rótulos.

Após o início com a Luigi Bosca, outros produtores destacados – e hoje emblemáticos -, foram sendo somados ao portfólio da empresa: Villard, viña-boutique pioneira do Chile; Pio Cesare, verdadeira lenda do vinho italiano; Ferrari, eleito por quatro vezes “O Melhor Produtor de Espumantes do Ano” pelo The Champagne & Sparkling Wine World Championships; Gravner: o pai espiritual do vinho laranja, venerado em todo o mundo; Paul Mas, o produtor de maior sucesso no Languedoc-Roussillon; Feudo Maccari, estrela emergente da Sicília; Anselmo Mendes, o maestro da uva Alvarinho; Viñedos de Alcohuaz, que tem à frente Marcelo Retamal, o mais genial enólogo chileno; além de tantos outros vinhos, histórias e projetos que a marca traz ao Brasil.

Rede própria de distribuição

A Decanter também foi visionária ao apostar, antes da concorrência, em uma rede própria de distribuição, as Enotecas Decanter. Atualmente, são duas lojas próprias, em Blumenau (SC) e em São Paulo (SP), e outras 22 enotecas parceiras localizadas em diversos estados do Brasil (São Paulo, Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Mato Grosso do Sul, Goiás, Bahia, Pará e Distrito Federal).

Os espaços promovem eventos enogastronômicos, contribuindo para o desenvolvimento da cultura do vinho em todo o país. Três unidades são estabelecimentos próprios — Blumenau, São Paulo e Florianópolis — e as demais consistem em parcerias de longa data.

O objetivo da Decanter é expandir essa rede para que mais apaixonados por vinhos em todo o país possam ter a oportunidade de provar as grandes joias do grupo e viver as experiências únicas que elas proporcionam.

A única importadora a produzir vinhos no Brasil

A paixão pelo vinho é tão séria que, em 2009, a Decanter comprou um vinhedo em Pinheiro Machado (Serra do Sudeste – RS), onde fundou a Vinícola Hermann, se tornando a única importadora a produzir vinhos no Brasil.

O enólogo português Anselmo Mendes foi o consultor inicial da vinícola, hoje comandada pelo talentoso enólogo Maike Rosa. O projeto deu origem a alguns dos vinhos e espumantes mais originais do Brasil: os espumantes Bossa e Lírica e os vinhos Matiz.

 

www.decanter.com.br | @decanter_vinhos | @DecanterVinhosFinos

 

                                                     CH2A Comunicação | @ch2acomunicação

Direção: Alessandra Casolato – alessandra.casolato@ch2a.com.br

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